Iniciativas

Ao longo dos anos a ANIMEE tem introduzido diversas iniciativas em benefício, não só das Empresa suas Associadas, mas também das empresas do Sector em geral.


No âmbito da sua legitimidade e representatividade reguladora das relações jurídico-laborais do Sector, a ANIMEE negociou, em 2006, com todas as estruturas sindicais, excepto as afectas à CGTP-Intersindical, o Contrato Colectivo de Trabalho para o Sector Eléctrico, Electrónico, Energia e Telecomunicações, devidamente actualizado já em 2011.
Este instrumento de regulamentação colectiva de trabalho inclui tabela de remunerações mínimas e enquadramento profissional.


Procurando a adequação do Sector à legislação e melhores práticas de gestão de recursos humanos, a ANIMEE organiza regularmente reuniões de gestores, de entre as quais se destaca o Encontro Anual de Gestores de Recursos Humanos, em regime residencial, já com quase trinta edições, para análise dos temas mais relevantes e partilha de experiências entre as empresas associadas.


Desde 1979, realiza, de dois em dois anos, alternadamente em Lisboa e no Porto, o ENDIEL - Encontro para o Desenvolvimento do Sector Eléctrico e Electrónico, que teve em 2011 a sua 17ª edição, na EXPONOR, em paralelo com a CONCRETA, da área da Construção e Obras Públicas.


Com a mesma periodicidade, a ANIMEE edita o ANUÁRIO/DIRECTÓRIO do Sector Eléctrico e Electrónico, Energia e Telecomunicações, uma publicação essencial para conhecer "quem faz o quê" neste sector de actividade e que conta igualmente com cerca de quarenta anos anos.


Publica ainda, de dois em dois meses, a REVISTA ANIMEE, no 36º ano da sua existência, a qual espelha muitas das actividades das empresas do Sector e da ANIMEE e, como importante suporte estatístico, as Monografias do Sector.


Ao abrigo de diferentes Programas nacionais e europeus, a ANIMEE tem participado em Projectos considerados úteis para o Sector. Foi o caso dos Projectos LEADOUT (no âmbito do Programa Craft Colectivo) e PreResi (no âmbito do Programa PRIME). Apesar de terminarem em 2007, deles resultaram materiais úteis para o Sector e utilizáveis por qualquer Empresa.


No dominio das relações internacionais a Animee representa Portugal, em referência ao nosso sector, os seguintes organismos da União Europeia: T&D Europe (Associação Europeia da Indústria dos Equipamentos e Serviços de Transmissão e Distribuição de Electricidade), CEMEP (Associação Europeia de Fabricantes de Máquinas Eléctricas e Electrónicas de Potência) e CELMA (Federação das Associações de Fabricantes de Iluminação da União Europeia).


Fundadora da ANREEE - Associação Nacional para o Registo de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, tem a ANIMEE procurado revelar as suas preocupações em matéria Ambiental, assumindo nesta área as suas responsabilidades sociais.