Âmbito

A ANIMEE - Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico e Electrónico, é uma Associação Patronal, de âmbito nacional, e que tem como objectivo o estudo e a defesa do desenvolvimento da actividade industrial e comercial, de investigação tecnológica e da formação profissional do Sector Eléctrico e Electrónico, Energia e Telecomunicações, com vista ao desenvolvimento económico nacional.
A ANIMEE, que sucede ao antigo Grémio dos Industriais de Material Eléctrico, tem mais de quarenta anos de existência, e existe fundamentalmente para servir e promover o interesse dos seus associados.


A ANIMEE representa cerca de 90 empresas privadas deste sector de actividade, que empregam quase 26.000 trabalhadores e facturaram aproximadamente cerca de 5.200 milhões de Euros em 2013, dos quais cerca de 4.300 milhões de Euros correspondem a exportações. Estas empresas estão distribuídas por todo o país, com especial predominância nas zonas da grande Lisboa, grande Porto/Braga, Setúbal e Alentejo e agrupam-se, dentro da ANIMEE, em cinco grandes grupos, a saber:


- Equipamento Eléctrico;
- Electrónica, Informática, Telecomunicações e Imagem Médica;
- Material Eléctrico e Electrónico de Consumo;
- Grupos de Interesse Especial (G.I.E) e Núcleos Empresariais ou Associações Autónomas.


A Formação Profissional, uma das preocupações fundamentais dos empresários, mereceu à ANIMEE, desde sempre, a maior atenção. E foi assim que, em 1985, em cooperação com o I.E.F.P., constituiu o CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, que, quer em Lisboa, quer no Porto, forma continuamente excelentes técnicos de electrónica, em cursos diurnos e nocturnos, com um assinalável nível de empregabilidade.


A normalização e a certificação de produtos - logo, a qualidade ao mais alto nível - são asseguradas pelo IEP - Instituto Electrotécnico Português, com instalações no Porto/Matosinhos desde 1981 e com Laboratórios próprios, nomeadamente na área das Fibras Ópticas. Gestão Industrial, Formação e Metrologia, a par das diversas actividades da Inspecção e Eficiência Energética de Edifícios, como áreas de vocação do IEP.